Serviços de dedetização, reforma, conservação
e higienização no Rio de Janeiro
21 3409-8067 / 99863-5978
Impermeabilização
Impermeabilização é um procedimento realizado em construções civis que tem por objetivo criar uma camada protetora em determinadas superfícies ou estruturas de concreto que estejam em contato com a água.
A melhor em Impermeabilização no Rio e Grande Rio
Em outras palavras, impermeabilizar é manter as superfícies e estruturas protegidas contra os possíveis danos causados pela água.
A água pode dar origem a diversos problemas em uma construção, tais como:
- Infiltrações;
- Perda da qualidade da pintura;
- Aparecimento de mofo e fungos;
- Comprometimento da armação de aço da estrutura devido à corrosão.
A impermeabilização garante não só a segurança do local como também aumenta a vida útil do mesmo.
De maneira geral, os gastos com esta etapa da construção representam 2% do total da obra, porém quando não realizado um projeto de impermeabilização adequado, estes valores podem chegar até a 10%.
Onde impermeabilizar?
Em uma construção, são inúmeros os locais que devem ser impermeabilizados, os quais muitos leigos sequer tinham conhecimento de sua existência. Veja a seguir, alguns exemplos.
- Baldrames;
- Primeira laje de piso;
- Paredes de arrimo em contato com o solo;
- Pisos de área molhada, como os do banheiro, por exemplo;
- Sacadas;
- Jardineiras;
- Lajes de cobertura;
- Reservatórios de água;
- Piscina;
- Saunas.
A impermeabilização deve ser realizada em superfícies nas quais o contato com a água é constante ou então temporário.
Histórico
Este procedimento é bastante antigo, ou seja, há muito tempo as pessoas vem buscando formas de aumentar a vida útil das construções, em especial, evitando a presença de infiltrações.
No Brasil, por exemplo, o primeiro impermeabilizante utilizado foi o óleo de baleia, que era adicionado ao argamassa direcionado ao assentamento de tijolos e revestimentos dos locais que entrariam em contato com a água.
No entanto, a impermeabilização tomou um grande impulso a partir da década de 60, por causa do início da construção do Metrô na cidade de São Paulo.
Tipos de Impermeabilização
A cada dia que passa a indústria de construção civil oferece um novo tipo de impermeabilizante ao mercado. Atualmente são diversos as técnicas de impermeabilização disponíveis aos construtores, o que para alguns, pode se tornar motivo de dúvida e confusão na hora da escolha.
Existem basicamente dois tipo de impermeabilização que são:
- Flexível;
- Rígida.
- Confira a seguir a diferença entre elas.
Impermeabilização rígida
Este é o tipo que deve ser utilizada em partes da construção que sejam estáveis, ou seja, que não sofrerão com fissuras ou trincas.
Para tanto, pode-se simplesmente adicionar impermeabilizantes na argamassa de revestimento ou então passar uma camada protetora como se fosse uma “pintura” na superfície que entrará em contato com a água.
É utilizada em piscinas enterradas, baldrames, fundações, estruturas de contenção e pisos em contato direto com o solo.
As principais opções disponíveis atualmente no mercado são:
- Argamassas impermeabilizantes;
- Cimentos poliméricos;
- Aditivos hidrofugantes;
- Cimentos cristalizantes;
- Resinas epóxi.
Trabalhos efetuados de impermeabilização
Antes
Depois
Antes
Depois
Antes
Depois
Impermeabilização flexível
Já este tipo de impermeabilização se aplica em estruturas sujeitas a movimentações, vibrações e variação de temperatura.
Constituem-se basicamente em mantas que serão moldadas a estrutura a qual se deseja impermeabilizar.
São utilizadas sobretudo em lajes de cobertura, áreas molhadas, terraços e reservatórios elevados.
Os principais tipos encontrados no mercado na atualidade são:
- Mantas asfálticas;
- Membranas asfásticas;
- Mantas de PEAD;
- Mantas de PVC;
- Membranas de poliuretano;
- Resinas acrílicas.
Dicas importantes
Em primeiro lugar, assegure-se de que a sua equipe de obra conheça o procedimento de impermeabilização e saiba utilizar os impermeabilizantes de maneira correta. Visto que, um erro neste procedimento, que é, a princípio de fácil execução poderá comprometer a qualidade e a segurança da construção.
Em casos de dúvidas, deve-se consultar um profissional devidamente capacitado para este fim. Ele irá não só indicar o produto ideal como também irá ensinar a sua equipe a trabalhar com ele. Vale ressaltar que, uma impermeabilização feita de maneira incorreta, não acarretará apenas em desperdício de dinheiro, mas também, como já mencionado anteriormente, poderá comprometer a qualidade da obra.
Estudos realizados, demonstraram que aproximadamente 85% dos problemas encontrados nas edificações tem ligação com infiltrações provenientes de uma impermeabilização mal feita.
Portanto, fica claro que esta é um etapa da construção que não deve ser negligenciada de maneira alguma, muito pelo contrário, a escolha do tipo e do material a ser utilizado são de extrema importância para a eficiência da mesma.
Dito isto, só nos resta desejar sucesso em sua obra!
HISTÓRIA INSET LESSA – Rio de Janeiro
Esta Empresa foi idealizada por 2 jovens empreendedores, que insatisfeitos com os serviços prestados pelas empresas deste segmento, vislumbraram um novo conceito com base em suas experiências e pesquisas de combate a endemias.
Desde seu nascimento em 1998, a MR LESSA vem evoluindo para a excelência de seus serviços, somando trabalho árduo, pesquisa e seriedade. Com estes conceitos não demorou para que a empresa se consolidasse no mercado Brasileiro como umas das melhores empresas prestadoras de serviços no segmento de controle de pragas.
A maior certificação de nossa competência nestes 20 anos de mercado, é a fidelidade e satisfação de nossos clientes.
Somos a melhor opção para o cuidado e manutenção da sua residência ou condomínio. Solicite agora um orçamento!
Conservação, Dedetização, Descupinização
e Desratização no Rio de Janeiro
RUA ALBATROZ, 237 - RIO DE JANEIRO -
TELS: 21 3409-8067 / 99863-5978