Serviços de dedetização, reforma, conservação
e higienização no Rio de Janeiro
21 3409-8067 / 99863-5978
Instalações e manutenções elétricas
A instalação elétrica pode ser definida como sendo um conjunto de componentes elétricos associados e coordenados entre si, composto para atender a um fim específico.
Serviço de instalações e manutenções elétricas no Rio e Grande Rio
A etapa da instalação elétrica é uma das mais importantes dentro da construção civil. Isto por que uma instalação mal feita pode não só gerar despesas extras como também dar origem à acidentes.
Por este motivo, na construção de qualquer imóvel, deve-se atentar a esta importante parte da obra, tomando o cuidado de adquirir produtos de boa qualidade bem como contratar pessoas devidamente capacitadas para executar este serviço.
No que se refere a instalações elétricas industriais, estas são ainda mais importantes, pois vão além de trazer conforto às pessoas, visto que são elas que fornecem a energia necessária ao funcionamento da indústria como um todo.
Para que as instalações estejam preparadas para receber esta grande quantidade de energia, elas devem inclusive, se adequarem às recomendações existentes nas NR-10 da ABNT, que estabelece os padrões necessários para tal fim, garantindo assim segurança e qualidade do serviço.
Além disso, mesmo que as instalações sejam elas residenciais quanto industriais tenham sido realizadas de maneira correta, com o passar do tempo elas deverão ser submetidas a manutenções. Estas por sua vez, poderão ser pontuais ou periódicas, isto irá depender do tipo de instalação e de suas particularidades.
O perigo de choques, queimas de aparelhos ou até mesmo pequenos incêndios são constantes quando há um mau funcionamento de algum fio, tomada ou até mesmo de uma simples extensão. Portanto, todo cuidado é pouco em se tratando de eletricidade.
Principais problemas em instalações elétricas
De maneira geral, os principais problemas que acometem as instalações elétricas, são:
Sobrecarga: este problema surge devido às seguinte situações:
- A presença de muitos aparelhos ligados na mesma tomada, com o auxílio de benjamins;
- Utilização de aparelhos de potência superior a suportada pela instalação elétrica do local;
- Improvisações, as chamadas “gambiarras” que são feitas por pessoas desqualificadas e não profissionais, visto que, um profissional devidamente capacitado e responsável tem consciência do perigo que esta prática traz a segurança das pessoas.
Uma sobrecarga pode dar origem a um acidente pessoal, ou até mesmo ser a causa de um incêndio.
Falta de Manutenção
A realização de manutenções rotineiras nas instalações elétricas é de fundamental importância uma vez que evita grandes prejuízos financeiros às propriedades. Infelizmente, são poucas as pessoas que pensam desta maneira.
Em sua grande maioria as pessoas buscam realizar apenas a manutenção corretiva nas instalações, ou seja, aquela que busca corrigir algum problema ou defeito já existente, sendo que o ideal, como mencionado anteriormente é a realização de manutenções preventivas, isto é, aquelas nas quais verifica-se a existência de possíveis falhas, evitando assim maiores problemas futuramente.
A manutenção das instalações elétricas residenciais deve ser realizada pelo menos a cada 10 anos. Já as industriais, deverão sofrer manutenções frequentes, tudo isto a fim assegurar a segurança das operações a serem realizadas no local.
Extensão
Este é um acessório que deve ser eliminado sempre que possível, sendo substituído por uma instalação definitiva, visto que ele é causa de muitos acidentes residenciais, principalmente, que onde se dá sua maior empregabilidade.
Ausência de dispositivos de proteção
A falta de aterramento e DR (diferencial residual) são também responsáveis por trazerem problemas às instalações elétricas.
Dimensionamento insuficiente dos cabos
Isto geralmente ocorre quando não se executa corretamente o projeto da parte elétrica ou então adquire-se material elétrico de qualidade duvidosa.
Dicas
Confira abaixo algumas dicas que o ajudarão a identificar possíveis problemas na parte elétrica de sua residência ou então organização da qual faz parte.
Fusíveis e Disjuntores
Tanto a função dos fusíveis quanto a dos disjuntores é a de proteger a instalação elétrica. Sendo assim, se por acaso identificar queima de fusíveis ou então desarme de disjuntores, chame um especialista para averiguar a instalação elétrica, pois possivelmente ela está com algum problema que precisa ser identificado e solucionado.
Chuveiro
O chuveiro é um dos grandes vilões das instalações elétricas residenciais. Isto porque ele exige uma grande carga de energia e justamente por isso deve-se estar atento ao mesmo.
Nas casas em que não há um dimensionamento correto da fiação, ele costuma desarmar o disjuntor. Em muitos casos ele também costuma dar choque.
Tome cuidado ao mudar a chave liga/desliga e verão/inverno com o chuveiro ligado. Tal atitude também poderá acarretar em um choque elétrico e em alguns casos ser fatal.
Para evitar maiores problemas, procure instalar o fio terra corretamente. Infelizmente esta é uma prática pouco comum no que se refere a chuveiros.
Diante do exposto fica clara a importância da instalação e manutenção elétrica em um imóvel. Portanto, não existe, busque sempre a ajuda profissional, afinal é a sua segurança que está em risco.
Somos a melhor opção para o cuidado e manutenção da sua residência ou condomínio. Solicite agora um orçamento!
Conservação, Dedetização, Descupinização
e Desratização no Rio de Janeiro
RUA ALBATROZ, 237 - RIO DE JANEIRO -
TELS: 21 3409-8067 / 99863-5978