Serviços de dedetização, reforma, conservação
e higienização no Rio de Janeiro
21 3409-8067 / 99863-5978
Paisagismo
O desenvolvimento das cidades faz com que as pessoas fiquem cada vez menos em contato com a natureza.
A melhor em paisagismo no Rio e Grande Rio
Por este motivo, nos últimos tempos os arquitetos têm incluído em seus projetos espaços verdes para a decoração de ambientes, inclusive no interior de apartamentos.
As plantas além de embelezar o ambientes, fazem muito bem para a saúde, isto já foi, inclusive, comprovado cientificamente. Vale ressaltar porém, que paisagismo é algo bem diferente de jardinagem, embora ambos possuem em comum a utilização de plantas.
O paisagismo tem como missão recompor espaços geográficos que foram afetados pelo crescimento desordenado das cidades. Para a elaboração destes espaços, os arquitetos deverão fazer uso não só de conhecimento de botânica e ecologia, como também de costumes da região com o intuito de gerar um ambiente agradável e harmonioso.
Pode-se dizer que o paisagismo possui duas funções, que são: social e ecológica. Social porque, ele acaba por proporcionar uma convivência comunitária entre as pessoas e ecológica pelo fato das áreas verdes auxiliarem no equilíbrio ambiental.
A ONU (Organização das Nações Unidas) recomenda que cada cidade tenha ao menos 16 m2 de área verde por habitante a fim de diminuir o impacto ambiental causado pelas construções.
Por este motivo, tem crescido o número de profissionais especializados nesta área. E por conta da concorrência, aquele que estiver mais bem preparado, terá um maior número de clientes. Sendo assim, a dica é buscar se atualizar sempre.
Mas o que é paisagismo?
Paisagismo pode ser definido como sendo a técnica de planejar, projetar, fazer a gestão e a preservação de espaços livres, seja eles públicos, privados, urbanos e não-urbanos. Está diretamente relacionada com a arquitetura e urbanismo.
Qual o papel do arquiteto paisagista?
A função principal deste profissional é a de organizar o ambiente de modo a preservar o solo e sua cobertura vegetal, buscando ainda deixá-lo harmonioso e funcional tanto para os moradores quanto para os visitantes.
Veja a seguir, 4 técnicas de paisagismo que não só podem como devem ser usadas.
Jardim Vertical
Jardim vertical nada mais é do que a técnica de se colocar plantas na posição vertical. Ela tem sido bastante utilizada para compor o paisagismo de casas e apartamentos.
A vantagem desta técnica é que ela pode ser aplicada em locais com restrições de área. E o resultado final além de bonito e elegante, traz proximidade das pessoas com a natureza.
Jardins externos
Os jardins externos tem se tornado uma excelente alternativa de paisagismo. Isto porque além de aproveitar os espaços eles proporcionam também um delicioso local de convívio e recreação às pessoas.
No entanto a escolha dos móveis a serem utilizados deverá ser feita de maneira assertiva, pois deverão ser resistentes à chuva e ao sol. Exemplos de móveis adequados para compor um jardim externo são: banco de ferro, madeira ou então sintéticos, desde que sejam resistentes.
Uma boa pedida é a utilização de gazebos. Estes nada mais são do que estruturas abertas em todos os lados, formados normalmente a partir de quatro colunas sustentando um pergolado, no qual são apoiadas diversos tipos de plantas, tais como as trepadeiras floridas, trazendo sombra ao local, tornando-o agradável e aconchegante.
Em locais em que há recursos hídricos disponíveis, pode-se optar também pela construção de fontes.
Pode-se optar também pela construção de fontes artificiais, mas isto irá depender do orçamento do projeto.
Texturas diversificadas
Este é um recurso bastante utilizado pelos paisagistas. A combinação de móveis, com tecidos e folhagens origina um ambiente acolhedor e aconchegante.
A harmonização de diferentes texturas deverá ser uma técnica da quão o profissional desta área tenha total domínio.
Caminhos, trilhas e recantos
A intenção da criação de espaços contendo caminhos, trilhas e recantos é fazer com que as pessoas possam percorrer determinados espaços contemplando a natureza, sem ter obstáculos em caminho.
A utilização destes artifícios certamente ajudam na integração do ambiente com a natureza, e por este motivo devem ser utilizados, sempre que possível.
Para fazer o caminho, geralmente aplicam-se pedras, cascalho, lajotas ou simplesmente abrem trilhas dentro do próprio jardim para que as pessoas possam passear pelo mesmo.
Estas são apenas algumas das diversas técnicas que já existem para serem empregadas no paisagismo.
Por fim, pelo fato do paisagismo ser uma recomendação da ONU, como tido anteriormente, a tendência é que em um futuro não mundo distante, cada imóvel tenha sua área verde.
Somos a melhor opção para o cuidado e manutenção da sua residência ou condomínio. Solicite agora um orçamento!
Conservação, Dedetização, Descupinização
e Desratização no Rio de Janeiro
RUA ALBATROZ, 237 - RIO DE JANEIRO -
TELS: 21 3409-8067 / 99863-5978